quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Diário de uma futura maquiadora : PINCEIS :)

Oi gente :) O post de hoje vai trazer um dos 1º assuntos tratados dentro da sala de aula no meu curso de maquiador: os PINCÉIS. Sim galera, uma das coisas que todo maquiador deve tomar cuidado são os seus pincéis afinal eles são um dos responsáveis pelo resultado obtido na maquiagem. Então se você quer saber um pouco mais sobre eles, continue lendo esse post.


Naturais X Sintéticos:

A principio podemos falar que os pinceis podem ser naturais ou sintéticos, e qual é a diferença entre eles ? Preparei uma tabela para vocês analisarem melhor e assim não restarem dúvidas do que comprar.



NATURAIS
SINTÉTICOS
Cerdas macias e maleáveis
Cerdas firmes e durinhas
Absorvem mais produto líquido.
Não absorvem tanto produto.
Tendem a “abrir” com a lavagem, perdendo o formato original.
Mantém sempre o mesmo formato.
Quanto mais macio o pincel menos cor ele aplica e mais ele esfuma.
Quanto mais firme o pincel, mais cor ele aplica e menos ele esfuma.

Vocês devem estar se perguntando : E aí Ana, qual a melhor ? os de fibras naturais ou sintéticas?

E a minha resposta é: os dois, afinal cada um tem a sua utilidade, por exemplo para base os melhores costumam ser sintéticos, afinal eles absorvem menos produtos o que nos faz gastar menos, já para o pó por exemplo eu prefiro os naturais, pois deixam o efeito mais leve e natural. Ou seja é super importante que no seu kit de pinceis você tenha os dois tipos e saiba definir o melhor para cada momento,  é isso que eu faço, e o que diferencia qual pincel eu vou usar é o efeito que eu quero e o tipo de produto utilizado.


FUNÇÕES:

Agora que já sabemos diferenciar as cerdas, é hora de aprender as funções de cada pincel, ou pelo menos dos mais importantes. Eu julgo não ser necessário um kit super completo para começar, se você tiver um pincel de cada categoria já é um bom começo, vou deixar algumas opções para cada função e vocês escolhem o que melhor se encaixa dentro do seu desejo.

PELE:



1- Língua de gato (base) : Se você quer um pincel que te garanta alta cobertura é esse, isso porque ele é bem firme, logo pega bastante produto, o que pode ser bem legal, ou não se você não tomar bastante cuidado para não pesar demais na pele. Esse é um dos pinceis mais conhecidos e acredito eu que o mais fácil de se achar.

2 - Duo Fiber (base) : Se o língua de gato serve para um alta cobertura, esse aqui vai te dar uma cobertura bem mais leve e natural, isso porque as cerdas não entram em total contato com o produto, além disso esse pincel é feito com as duas cerdas, sendo as sintéticas na parte de cima para pegar o produto e as naturais na parte debaixo garantindo o efeito mais leve e esfumado.

3- Pincel de corretivo : Não se tem muito sobre o que falar desse pincel, como o próprio nome já diz ele serve para aplicar o corretivo, seja nas olheiras ou nas espinhas e imperfeições, aconselho que vocês procurem um tamanho médio, afinal o pequeno te fará gastar bastante tempo e o grande espalha muito produto o que tira a cobertura do corretivo, ou seja : trabalho em dobro.


4- Pincel de pó : Esse é outro pincel que não tem muito o que falar, ele serve para aplicar pó ~bastanteobvioana~, e comparando aos outros modelos de pincel de pó creio que esse seja o que deixa o melhor resultado. Aqui também fica a dica sobre o tamanho, nem grande demais, nem pequeno demais.

5- Pincel de Blush chanfrado: Repararam que nesse caso eu fui bem especifica ? Então, o pincel chanfrado garante aquele efeito que a maioria das meninas gosta, afinal ele já vem deitado, acho que ele facilita principalmente para as novatas, porque é só seguir o formato do pincel no seu rosto, além disso ele é o que dá a melhor precisão.

6- Esponja: Acho bem legal ter uma esponja na nossa maletinha de maquiagem, afinal, ela serve para aplicação de base, corretivo e pó. Além dessa super versatilidade, ela pode nos dar uma cobertura leve ou pesada. As esponjas podem ser de N formatos, o que vai definir a esponja é o que você deseja e o produto a ser utilizado. Pena que o tempo de vida delas é tão curtinha, afinal mesmo que a gente lave ela nunca fica 100%, mas pense pelo lado positivo elas são super baratinhas.

OLHOS:

                         

1- Aplicar sombra: No mercado existem N modelos para aplicação de sombra, o que é importante avaliar na hora de escolher o seu é se você quer muita ou pouca cor, se o seu desejo é muita cor quanto mais firme o pincel melhor e se você quer algo um pouco mais leva vá para os mais macios. Lembrando que quanto mais firme mais marcado a sombra vai ficar e você vai ter mais trabalho no esfumado e vice-versa.


2- Pincel de Esfumar com ponta fina: Esse pincel é perfeito se o que você deseja é super smokey eyes já que ele deixa o esfumado bem aberto e ajuda bastante a tirar a marcação. Uma dica na hora de escolher o pincel de esfumar seja ele qual for, olhe para o tamanho do seu olho, quanto mais encaixar no côncavo melhor.

3- Pincel de esfumar achatado: Esse serve para aquele esfumado bem preciso, por ser mais compacto. Deixando o esfumado mais marcado do que o de ponta fina.

4- Pincel Chanfrado: Esse é o queridinho das blogueiras para aplicar delineador, e o mais fácil também, principalmente se você é inicialmente e não tem noção de por onde começar.  A dica é ir desenhando aos poucos e ligando um ponto ao outro bem rente aos cílios superiores e engrossar aos poucos. Ele também é ótimo para aplicar sombra nos cílios inferiores.

5-  Delineador : Apesar do pincel chanfrado ser o mais utilizado/fácil de usar para fazer o delineado, o pincel responsável por essa função e esse que vocês vem na imagem. Tem que ter um pouco de prática e paciência para usa-lo, se não sai tudo borrado, mas com carinho e determinação vocês chegam lá.

6- Pincel de sobrancelha: O que esse pincel lembra a vocês ? acertou quem falou pincel de máscara de cílios, sim, essa é uma das funções desse pincel retirar o excesso e separar os cílios após a aplicação do rímel. Além disso, ele também serve para pentear as sobrancelhas e esfumar após a pintura da mesma.

BOCA: 

                                  


1- Pincel de boca: Esse é um daqueles pinceis que vocês vivem sem, mas para quem tem interesse ou costuma maquiar a outras pessoas é sempre bom ter. É importante manter esse pincel limpo, não só para evitar manchar o próximo batom, mas também porque ele tende a ficar oleoso já que recebe muito produto. 

Bom, é isso, espero que vocês tenham gostado do post e que ele possa ajudar vocês com esse item tão importante para um bom resultado. Até o próximo : Diário de uma futura maquiadora, beijinhos <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...